"Find a way to where the Sky meets the Earth..."

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

1º Teste com a DSLR Nikon D3300 - Jpeg ou Raw?

Hei!
Desde que comecei a me interessar por fotografia, via muita gente falando sobre a utilização do formato (ou falta de formato) RAW, ao invés do JPEG na hora de tirar uma foto.

Mas e aí? Qual utilizar?

Pelo pouco que entendi, os dois têm suas vantagens e desvantagens.

O JPEG é um formato de imagem que é automaticamente editado pela câmera no momento que você tira a foto, ou seja, você consegue uma foto relativamente boa, com uma qualidade boa e de maneira rápida. Esse formato é o mais indicado para quem quer utilizar as fotos somente para internet ou não tem saco para fazer uma edição depois.

O RAW (do inglês: cru!) quer dizer exatamente isso: a foto está totalmente sem tratamento. O RAW funciona como um negativo da foto, permitindo que você retenha absolutamente TUDO que sua lente captura, sem nenhum tratamento, alteração ou edição. Isso resulta em uma foto consequentemente mais pesada (se sua câmera é de 20 MP, por exemplo, sua foto terá 20mb), mas que, após uma edição básica, trará TODO o potencial daquele cenário em especial, sendo muito mais fiel ao que o olho humano realmente vê.

Nessa minha primeira brincadeira, fiz um teste com a Nikon D3300, já que ela salva a mesma foto nos dois formatos.
Vamos ao que consegui hoje:

JPEG

RAW

Aí você deve pensar: "Nossa! Mas a JPEG ficou muito melhor!".

Bem, acalma-se, jovem gafanhoto.
Utilizando o Adobe Lightroom, em apenas DOIS MINUTOS, sua foto RAW fica assim:


Espero que tenham gostado!

Ha det!

#94days!

Nenhum comentário:

Postar um comentário